Frente Parlamentar vai impulsionar políticas públicas para autistas

Frente Parlamentar vai impulsionar políticas públicas para autistas

O deputado Delegado Francischini aproveitou a comemoração do Dia Internacional do Orgulho Autista, neste 18 de junho, para anunciar a criação da primeira Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Autismo, da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

“O Dia Internacional do Orgulho Autista é um dia importante do calendário internacional, uma data comemorada em todo mundo e aproveito para agradecer a vossa excelência, deputado Ademar Traiano, e demais deputados que nos ajudaram a montar a primeira Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Autismo, que devemos lançar em breve, com apoio da presidência e da Diretoria Legislativa”, afirmou Francischini, no Plenário da Alep.

“Um dos graves problemas que a nossa sociedade enfrenta é a falta de políticas públicas, principalmente nas áreas de saúde, educação e, certamente, uma frente parlamentar que conta com quase a maioria absoluta dos membros dessa casa vai ajudar a impulsionar essas políticas públicas e o movimento necessário legislativo”, acrescentou o deputado, muito envolvido nas causas voltadas a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Como presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), ele promoveu em abril uma sessão para analisar e dar agilidade a vários projetos relacionados ao tema. Também em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, em 2 de abril, Francischini organizou uma sessão de cinema adaptada para autistas e familiares com cerca de 400 participantes.

Data – O primeiro Dia do Orgulho Autista foi celebrado em 2005, por iniciativa da Aspies for Freedom, dos Estados Unidos. Os eventos deste dia visam destacar a identidade, a cultura e o orgulho autista e são organizados por diferentes entidades relacionadas com o autismo em todo o mundo.

Foto: Orlando Kissner/Alep