Um dos braços direitos do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), Fernando Francischini (PSL) é o candidato a deputado estadual mais votado da história do Paraná. Delegado licenciado da Polícia Federal, o londrinense de 48 anos recebeu 427.742 votos neste domingo (7). De quebra, carregou mais sete parlamentares, fazendo do PSL a maior bancada na Assembleia Legislativa a partir de 2019.
A vida político-partidária de Francischini teve ascensão meteórica. Ex-membro do Exército e da Polícia Militar, ficou nacionalmente conhecido pelas prisões do traficante colombiano Juan Carlos Abadia e do contrabandista Law Kim Chong, já na Polícia Federal. Graças a isso, elegeu-se deputado federal pela primeira vez em 2010. Reelegeu-se em 2014 e logo foi convidado para assumir a Secretaria de Estado da Segurança Pública na segunda gestão Beto Richa (PSDB).
O deputado do PSL admite que não esperava uma votação tão estrondosa, mas argumenta que ela é reflexo de, a pedido de Bolsonaro em nome de um projeto de país, ter aberto mão do objetivo maior de disputar o Senado pelo Paraná. Mas, apesar da proximidade com o vencedor do 1º turno na disputa presidencial, o parlamentar nega, ao menos por ora, que tenha a intenção de assumir algum cargo em Brasília em caso de vitória do candidato do PSL.
https://www.tribunapr.com.br/noticias/politica/delegado-francischini-e-o-deputado-estadual-mais-votado-da-historia/Copyright © 2024, Tribuna do Paraná. Todos os direitos reservados.